Administração Central: (34) 3671-3090

Saiba para que servem ABS e airbag

Airbag e freios ABS passam a ser obrigatórios para todos os carros novos a partir do ano que vem.

Quem passou por uma situação de emergência e já teve que afundar o pé no freio pode sabe a real importância do sistema ABS. Para entender o seu funcionamento, imagine uma criança atravessando a rua na sua frente.

Se o seu carro não tem ABS, você pressionará o pedal do freio com toda a força e perceberá que o carro se arrastará no sentido da criança, mesmo que você vire a direção para qualquer um dos lados. É como se o volante não funcionasse.

Nesta mesma situação, com ABS sigla em inglês para Antilock Brake System, as rodas não travarão, e mesmo freando, você provavelmente terá chance de desviar da criança, esterçando o volante para um dos lados.

O sistema ABS, que também já existe para motos, nada mais é do que um conjunto de válvulas gerenciadas por um módulo eletrônico, que tem por objetivo impedir que a pressão de óleo de freio seja constante nas rodas, evitando com isso o travamento. Em alguns veículos, o pedal do freio vibra quando o ABS é acionado: nesse caso, algumas pessoas costumam tirar o pé, mas o correto é manter o pedal pressionado.

Existem dois tipos de ABS: um mais simples (dois canais), que atua apenas nas duas rodas dianteiras, e o completo (quatro canais), que atua nas quatro rodas. Dependendo do modelo do veículo e da distribuição da carga por ele transportada, no sistema ABS de duas rodas você poderá ter alguma dificuldade em controlar a trajetória. Provavelmente o carro sairá de traseira. Assim, se possível, opte por um carro com o sistema de quatro canais.

Airbag do motorista se abre durante teste de colisão (Foto: Divulgação/Latin NCap)

Airbag se abre durante teste de colisão (Foto: Divulgação/Latin NCap)

Airbag
A função do airbag é amortecer o choque dos ocupantes com partes do carro. A lei brasileira exige airbags frontais, isto é, uma bolsa para a proteção do motorista e outra para o ocupante do banco do carona.

A do condutor fica no volante e há um desenho de airbag nele. A do carona é instalada dentro do painel, bem em frente ao banco, onde antigamente ficavam os porta-luvas, e também é indicada por um desenho.

O sistema possui uma tecnologia sofisticada, pois todo o processo, desde o início da colisão até o disparo das bolsas, ocorre em uma fração de segundos. Portanto, alguns cuidados devem ser observados.

O acionamento deste sistema só ocorre em acidentes de grandes proporções ou se você tiver o azar de a colisão atingir especificamente determinado conjunto de sensores, situação rara, mas não impossível.

De qualquer forma é importante ler o manual e obedecer às regras de condução especificadas pelo fabricante, como por exemplo, estar sempre com o cinto afivelado, manter o tronco a 20 centímetros de distância do volante e não apoiar os pés no painel, sobre o porta-luvas (veja mais cuidados ao fim desta coluna).

Manutenção
É importante saber que, para fazer qualquer tipo de reparo na coluna de direção ou no painel de carros com airbag, a primeira providência é desligar a bateria. O disparo acidental da bolsa pode causar sérios ferimentos, além de prejuízo no bolso, pois, uma vez estourado, o airbag não pode ser reutilizado. E o substituto geralmente custa caro.

O airbag possui uma luz indicadora de anomalia no painel de instrumentos. Quando ela permanece acesa é sinal de que o sistema necessita de reparo. Vários itens devem ser checados e, para esta tarefa é necessária a utilização de um “scanner”, aparelho específico para diagnóstico.

Os problemas variam desde um simples sensor de carroceria, passando pelos tensionadores dos cintos e, na pior das situações, envolvem o módulo gerenciador. É bom lembrar que nenhum destes itens é passível de reparo: em caso de pane, é preciso substituir a peça danificada por uma nova.

Além do cuidado com a troca das peças, este tipo de serviço exige conhecimento técnico, por isso não pode ser delegado a qualquer profissional.

Para que o ABS funcione adequadamente é preciso fazer manutenções periódicas, como verificação das pastilhas e discos, e substituição do óleo de freio. Quando, por algum motivo o sistema estiver inoperante, uma luz no painel de instrumentos acenderá, indicando a necessidade de reparo.

dicas para airbag (Foto: Arte G1)

Horarios de Funcionamento

Últimas Notícias

Entre em Contato Conosco

Para entrar em contato com a nossa
Administração utilize os meios abaixo:

postosalpa@postosalpa.com.br

(34) 3671-3090

(34) 3671-3090

Av. Prefeito Erotides Batista, 1325
São Geraldo – São Gotardo/MG.

© 2015 - Todos os Direitos de Cópia Reservados para Postos Alpa Ltda.

Desenvolvido por: Genuinne Comunicação